28 de outubro de 2013

Oi, oi!
Nunca fiz um post desse tipo, mas quando a coisa é boa, a gente sempre compartilha! Não é todo mundo que curte passar horas e horas no museu, horas e horas olhando quadros e esculturas, mas por outro lado tem uma galera que curte e muito! E eu não podia ser diferente, afinal, sou formada e moda e todo tipo de arte me encanta.
Ontem fui visitar o MAR Museu de Arte do Rio (em breve posto as fotos desse) e depois passei no CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil, ver a exposição  “Yayoi Kusama: Obsessão Infinita”.

Para entender um pouquinho da artista, Yayoi Kusama é japonesa e tem 84 anos e é considerada uma das maiores artistas do Japão. Ela desenvolveu TOC (transtorno obsessivo compulsivo) e as bolinhas se tornaram uma compulsão na sua vida, arte e até mesmo no visual. Além disso, ela também tem obsessão por espelhos e objetos fálicos (por isso algumas instalações são indicadas para maiores de 18 anos).
Ela ainda é viva e continua trabalhando, mas desde 1977 ela vive por vontade própria em um hospital psiquiátrico em Tóquio e usa seu apartamento que fica há poucos minutos de distância como ateliê para desenvolver seu trabalho.

 A exposição conta com 110 obras, realizadas entre 1949 e 2012, que inclui pinturas, trabalho sobre papel, esculturas, vídeos e instalações. Nem preciso lembrar que fotos dos quadros não são permitidas e para fotografar as instalações, só pode ser sem flash.

Esta sala de espelhos é cheia desses “objetos fálicos” de bolinhas, é claro e só pode permanecer lá dentro por 20 segundos (mas nada impede de entrar outra vez depois). O tempo é suficiente para fotografar (sem flash) e ficar meio zonza com a ideia de infinito que os jogos de espelhos proporciona.
Além dessa instalação também tem outra com espelhos e luzes e mais uma escura, iluminada apenas por luz negra e também cheia de bolinhas.

A exposição termina com uma sala que (era) branca, na entrada dela você ganha uma cartela de adesivos de bolinhas coloridas, pra colar onde quiser. A exposição começou no inicio de outubro e a sala já está desse jeito que dá pra ver na foto seguinte, só tem espaço no teto e olhe lá! Como será que vai estar essa sala no final da exposição em janeiro, heim?

Eu adorei, saí de lá doida pra desenhar e encher meu quarto de bolinhas também. Para quem curtiu e quer visitar, a exposição “Yayoi Kusama: Obsessão Infinita”, fica em cartaz até o dia 22 de janeiro de 2014 e funciona de quarta a segunda, das 9 as 21 horas. O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66 – Centro. E ah, a entrada é franca!
Para quem não é do Rio, não fique triste, depois daqui ela segue para  Brasília (entre fevereiro e abril de 2014) e em depois para São Paulo (21 de maio).

Tem mais foto lá no meu Instagram 🙂

compartilhe com os amigos COMENTE!

  • Palestra com Ronaldo Fraga
  • piercing no mamilo Coisas que NINGUÉM te conta sobre PIERCING NO MAMILO! #2
  • Vote: Quem foi ícone de estilo em 2010?
  • Deixe seu comentário

    Deixe seu comentário

    Comente pelo facebook:
    Comente pelo Blog: