19 de dezembro de 2013
Ontem passei horas pensando sobre o que postaria hoje, eis que recebi um email de uma leitora (obrigada Kaa!) pedindo para falar/dar dicas sobre nutrição capilar. Vamos partir lá do basicão, já que nem todo mundo é obrigado a saber. 
O jeito mais fácil de diferenciar as 3 “coisas” (hidratação, nutrição e reconstrução) que o cabelo precisa é pensar no nosso corpo. Quando você está desidratado, precisa de?? Dou um abraço em quem acertar. Quem disse água, certa resposta. Agora, um corpo desnutrido, precisa de??? Isso aí, nutrição, alimentos. Eu ia falar que um corpo destruído precisa de cirurgia plástica, mas considerem reconstrução como resposta.
Resumindo (as * indicam frequencia com que deve ser feito cada processo):

Hidratação***: reposição de água
Sintomas: Ressecamento (quando molhado está maravilhoso, depois que seca fica parecendo uma vassoura)
Nutrição**: reposição lipídica
Sintomas: Porosidade (perde a forma, espigado, sensível, quebra e quando molhado fica elástico)
Reconstrução*: reposição proteica
Sintomas: Falta de brilho, movimento, pouca massa, fio muito quebradiço.
Focaremos hoje na nutrição capilar, que nada mais é que alimentar, nutrir os cabelos e isso significa repor os lipídios perdidos. O mais dificil não é nem fazer cada um desses passos, mas sim identificar o que o cabelo precisa (que já falei aí em cima) e qual produto é para qual etapa. 
O melhor jeito de saber para que cada produto serve é ler o rótulo (dãã), quase sempre já vem lá bem grandão escrito, por exemplo: máscara NUTRITIVA. Os produtos nutritivos são compostos de manteigas e óleos, então viu lá na composição, pode comprar que tá certo.  Ah! Uma dica valiosíssima: produtos para cabelos cacheados/afros tem alto potencial nutritivo!
Para facilitar, preparei uma listinha de manteigas e óleos que quase sempre estão presentes nos produtos para nutrição, assim, quando olhar o rótulo fica mais fácil e rápido de identificar.
Assim como as máscaras de hidratação, existe uma infinidade de máscaras de nutrição. Separei as que eu já usei e gostei.
1. Helcla Multiação Karité
2. Máscara Nutri Disciplinante, Azeites nutri disciplinantes e Oil Argan (atenção lá escrito para cabelos volumosos e crespos), Alta moda é
3. Keramax Professional Reconstrução Capilar (Geleia Real + Queatina + Creatina)
4. Kérastase Nutritive
5. Nutrição celular Acquaflora
Todos eles eu já comprei em mercados e farmácias e os preços variam muito de região para região.
compartilhe com os amigos COMENTE!

  • A bolsa da vez: wayuu
  • Tag: Shopaholic
  • O tricô do verão 2012
  • Deixe seu comentário

    Deixe seu comentário

    Comente pelo facebook:
    Comente pelo Blog: