6 de março de 2015
Eu sou a doida das receitas capilares caseiras e vocês já sabem disso. Simplesmente sou curiosa em como alimentos podem fazer bem quando ingeridos e também quando aplicados diretamente no cabelo ou na pele. Não tenho medo de testar uma, duas, três, mil vezes de jeitos diferentes e quase sempre venho contar pra vocês quando dá certo.
As vezes, confesso, passo um pouco dos limites e acabo usando coisas muito “doidas” pra maioria das pessoas, como maionese, mas dá certo gente!
Pensando nisso, resolvi preparar esse post com 10 coisas que podemos encontrar na cozinha da nossa casa e que são capazes de salvar nosso cabelo. Claro que a lista é bem maior que 10, mas separei os que eu mais gosto de usar feat. os que meu cabelo mais se adaptou. Então, confere aí a listinha!


Azeite de oliva (extra virgem): Emoliente e anti oxidante, também possui um monte de vitaminas, entre elas D, A, E e K Suas propriedades hidratantes proporcionam ao cabelo brilho e hidratação profunda. Indicado para cabelos secos. 

Ensinei como preparar e utilizar o azeite de oliva para umectação, clique aqui para conferir. Também expliquei as diferenças, benefícios e indicações do óleo mineral e óleo vegetal, clique aqui para conferir.









Banana: Rica em potássio, óleos naturais e vitaminas A, B, C e E que ajudam a proteger a elasticidade natural do cabelo, previne a quebra e as pontas duplas. A banana também ajuda a combater a caspa e ajuda no crescimento saudável. Além de tudo isso, ela reduz o volume e é uma excelente seladora de cutículas. Indicado para o tratamento de cabelos ressecados e danificados.

Há um tempo atrás, ensinei aqui no blog a fazer máscaras caseiras utilizando a banana, para conferir, clique aqui.


Açúcar: É capaz de hidratar os cabelos danificados, dar brilho, maciez e ainda fecha as cutículas do cabelo. O açucar branquinho que temos em casa, o refinado, já é ótimo. Mas se a coisa tá bem feia pro seu cabelo, a melhor opção é o açucar mascavo. Ele é melhor porque não passa pelo processo de refinamento, por isso, ele mantém as vitaminas e sais minerais que tem na cana de açúcar. O mascavo é rico em calcio, magnésio, fósforo, potássio, ferro, sódio, cobre, zinco e vitaminas B1, B2 e C.

Já ensinei também por aqui, várias misturinhas usando o açúcar, pega o bloquinho e clique aqui para aprender.






Café: Ajuda no crescimento capilar, pois a cafeína ativa a circulação de sangue no couro cabeludo e remove a oleosidade, deixando o cabelo livre da sujeira e mais adequado a receber os nutrientes. O resultado é um cabelo com cheirinho delicioso de café, macio, hidratado e brilhoso. Indicado para todos os tipos de cabelo, principalmente os crespos, cacheados e oleosos. 

Juro que funciona! Testei em vídeo para vocês verem que não é mentira, clique aqui para assistir.












Maionese: Rica em óleos vegetais fontes de ômega 3, ela também tem um teor elevado de minerais e vitaminas, entre elas a vitamina E (muito usada para crescimento capilar) e a vitamina K. Indicada para cabelos crespos, cacheados, secos e ressecados.
A maionese feita em casa oferecem melhores resultados, porque são livres de conservantes. É fácil de fazer, boa para o cabelo e para a saúde, ensinei a receita aqui.












Cenoura: Contém betacaroteno, também chamada de pró-vitamina A, um nutriente que quando está em nosso organismo, se transforma em vitamina A. Essa vitamina, além de ser responsável por fortalecer nossa visão e controlar o sistema nervoso, deixa as unhas e cabelos mais fortes e resistentes e ajuda a evitar a quebra e ainda estimula o crescimento.
Leite: É rico em aminoácidos, cálcio, vitaminas e  albumina, que tem propriedades regeneradoras e retarda o envelhecimento. O  leite de cabra é ainda mais poderoso do que o leite de vaca, porque é rico em vitamina A, B1, B12 e C.












Mel: Possui propriedades adstringentes, suavizantes e antioxidantes. Ele ajuda no crescimento do cabelo e na produção de queratina deixando o cabelo muito mais resistente e sedoso. Como se já não fosse bom o suficiente, o mel ainda regenera e nutre os cabelos ressecados e quebradiços, fortalece a raiz, evita a queda de cabelo, limpa profundamente (evitando caspa e oleosidade) e seu poder antioxidante ajuda a prevenir os cabelos brancos.






Melancia: Rica em água, a melancia é um ótimo ingrediente para as nossas hidratações semanais. Além da água, a melancia também é rica em vitaminas B1, B2, A, vitamina C, fósforo, ferro, cálcio, potássio, minerais e antioxidantes.

Água de coco: Por ser rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e muitas outras “coisas”, fazem bem para a saúde quando ingerida e muito bem para o cabelo quando usada diretamente nele.
Se utilizada nas hidratações capilares, ela consegue diminuir o volume e deixar o cabelo mais flexível, hidratado, macio e brilhoso. É uma ótima alternativa para os cabelos ressecados e secos.

Agora me conta, já usou algum desses ingredientes? O que achou? E se não usou ainda, porque não usou?! Quero saber tuuuudo!

compartilhe com os amigos COMENTE!

  • 8 shorts por menos de R$30!
  • 10 produtos poderosos para as unhas!
  • Já conhece o Heel Condoms?!
  • Deixe seu comentário

    Deixe seu comentário

    Comente pelo facebook:
    Comente pelo Blog: