4 de setembro de 2015

Pensa numa pessoa que além de bagunceira, tem um monte de coisas? Pois é, eu tive que aprender a me organizar ou caso contrário eu ia pirar (e a minha mãe também). Então assistindo a muitos programas de tv e lendo alguns livros sobre organização, eu consegui organizar tudo sem stress com 3 dicas básicas. E como eu tenho falado muito de decoração aqui no blog, hoje eu vou compartilhar com as bagunceiras de plantão essas dicas que me salvaram. Além de serem fáceis de colocar na prática, elas não gastam muito dinheiro e nem tempo. E pode acreditar, elas funcionam e facilitam demais a vida! Organizei elas nesse post, meio que na mesma ordem que eu segui para organizar as coisas aqui em casa, uma depois da outra, porque acho que assim elas funcionam melhor.

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Quando eu resolvi me organizar, essa foi a primeira coisa que eu procurei para comprar. Tudo pode servir para organizar e separar as coisas dentro de uma gaveta ou de um armário, independente do que você guarde dentro. Hoje em dia até existem separadores e organizadores próprios para roupas, maquiagem, escritório, mas eles também custam meio caro.. então para economizar dá para comprar cestinhas e potinhos em lojas de produtos para casa e organizar tudo dentro deles. Eu geralmente escolho potes ou cestas transparentes para dentro do armário, porque facilita a visualização do que tem dentro e separo as coisas por tema, por exemplo: documentos, maquiagem, produtos para pele e assim em diante.
Essa separação das coisas dentro dos armários/gavetas é ótimo para manter tudo no seu lugar e facilita demais na hora de procurar alguma coisa. E claro, não adianta separar e organizar tudo, se quando você usar depois guardar em outro lugar. Nada disso! Pegou? Depois guarda exatamente no mesmo potinho que você pegou e na próxima vez que precisar, você vai saber exatamente onde encontrar.

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Depois de separar tudo em potes/cestos/organizadores, a segunda melhor coisa é etiquetar esses lugares com imagens ou palavras indicando o que tem dentro. Se você guardar documentos ou produtos dentro dos potes, é sempre legal descrever nessa etiqueta o que tem nele, por exemplo “documentos da faculdade” ou “produtos para pele” e assim em diante.
Isso ajuda a evitar que você pegue o pote errado, abra e mexa em tudo nele para achar algo que nem está nesse local. Para crianças ou pessoas que tem dificuldade de enxergar/entender palavras, também pode fazer a etiqueta com símbolo, facilita do mesmo jeito. E sempre dá para imprimir as etiquetas em casa, ou em próprio papel autocolante ou em papel normal e fixá-lo ele no lugar que deseja com fita adesiva.

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E a última e uma das dicas mais importantes é sobre onde colocar essas coisas. Eu costumo deixar tudo que eu uso mais, com mais facilidade de encontrar. Organizei as minhas coisas pensando que quanto mais perto elas estão de mim, mais eu uso. Por exemplo, se eu uso muito um shampoo e condicionador específico, eles ficam na frente dos outros. Se eu uso um creme reconstrutor com menos frequencia, ele fica mais atrás e assim por diante. As primeiras gavetas sempre são aquelas que tem as coisas que eu mais uso também, na gaveta da mesa a primeira delas ficam agendas e documentos que eu preciso de acesso rápido, a primeira gaveta das roupas são as blusas ou as roupas íntimas e etc. Já na cozinha essa organização muda um pouco, eu prefiro deixar na frente do armário os alimentos que estão perto do vencimento, porque isso evita que eles estraguem porque ficaram esquecidos lá no fundo.

Então é isso! Pode parecer bobeira ou até óbvio, mas essas dicas me ajudaram demais a manter o quarto organizado, evitar bagunça, evitar stress na hora de encontrar as coisas e principalmente evitar o desperdício de alimentos. Me conta o que vocês estão achando sobre esses posts de decoração e de casa em geral?! Preciso saber se vocês curtem tanto quanto eu, pra saber se eu continuo ou não! Não deixa de comentar aí o que você tá achando, heim!

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