I want to be a boy!
Hoje falaremos de um estilo que promete pegar de vez por aqui, já é um velho conhecido nosso, muita gente já é adepta e nem sabe.
Pois é, agora “oficializou”, virou tendência o estilo boy meets girl.
Farei quase uma linha do tempo sobre o estilo Boy meets girl, a começar pela queridona Chanel. Bom, escolhi algumas fotos do filme Coco avant Chanel, porque acho que é o filme que melhor retrata a vida dela e traduz bem a essencia do estilo mais masculino, implantado por Gabrielle Chanel e usado até hoje por todas nós.
Em uma época onde espartilhos, saias e chapéus minuciosamente ornamentados eram sinal de feminilidade e dinheiro, Coco inseriu suas calças, coletes, camisas, gravatas e chapéus simples, um estilo que as vezes chegava a beirar o andrógeno.
Chanel não nos fez herdar apenas peças masculinas, acredito eu, que também passou as mulheres a força e o trabalho, a aprender a trabalhar e conquistar o que é seu, sem depender de maridos.
Ok, ok. Voltando ao assunto.
O estilo foi passando a diante, se modernizando e conquistando novas mulheres, com a escassez de tecido gerado pela guerra, a roupa da mulher passou a ser cada vez mais parecida com os uniformes militares e surge então, uma nova diva do estilo boy meets girl: Marlene Dietrich. Tá chato?
Ok, vamos ao nosso tempo, os dias atuais.
Mais precisamente, o inverno 2011, lotado, infestado, impestiado de musas, divas, peças, estilos masculinizados. Oxfords, blazers, chapéus, coletes, camisas e gravatas invadem cada vez mais as araras das lojas e consequentemente, nosso guarda roupa. Ainda não é adepta ao estilo, mas curte?!
Aí vão algumas dicas preciosas.
As peças chaves do estilo, são as masculinas (dã!), essas podem ser identificadas de um jeito bem fácil, o corte delas são retos, ou seja, não marcam as curvas do nosso corpinho. E aí, a variedade é grande, calças, blazers, coletes, bermudas de alfaiataria estão dentro do estilo. Os acessórios podem e devem ser usados, para dar uma quebrada e o look não ficar tão masculino assim, pode sim usar salto, pode sim usar (e abusar) de brilhos, pérolas, laços, babados e tudo mais lady like possível.
Eu, particularmente, acho que o look fica equilibrado se as peças de roupa forem de corte masculino e os acessórios forem o mais feminino e delicado possível, acho que rola uma composição legal.
Também é validos misturar peças masculinas e femininas em uma mesma composição, por exemplo, transparências e principalmente as rendas, se usadas com peças de alfaiataria masculina, também mantem o look equilibrado.
Para fechar, tudo é válido, desde que para nós, estejamos bonitas.
Agora, 1,2,3 e já! Hora de se jogar no armário do namorado, pai, avô, tio..