Utilizar chapinha, secador e babyliss com frequência e sem os cuidados necessários podem queimar o cabelo, sabia?! E o cabelo queimado é bem perigoso e pode ter danos irreversíveis! No vídeo de hoje, conversamos um pouco sobre o cabelo queimado, como identificar e é claro, como tratar também!
Cabelo queimado!
As ferramentas térmicas são uma mão na roda no nosso dia a dia. Só que por outro lado, elas oferecem um risco muito maior do que imaginamos. Mesmo usando protetor térmico, os danos acontecem. Usar essas ferramentas com frequência ou na temperatura errada, a médio e longo prazo o cabelo pode queimar!
Quando eu falo em cabelo queimado, não é exagero ou mentira! Nossos fios tem uma “capa” que o protege das agressões externas. Essa capa chamamos de “cutícula” ou “escama”. Quando danificamos o cabelo, com químicas ou com danos diários, essas escamas do fio vão abrindo e deixando a parte interna dele mais exposta. Um cabelo queimado vai perdendo essa proteção. Dessa forma, ele fica extremamente seco, sem brilho, volumoso e quebra com facilidade. Qualquer tipo de cabelo pode sofrer com queimaduras. Mas é muito mais comum que isso ocorra em fios que já estão danificados. Por isso que sempre digo que não é indicado usar ferramentas térmicas em cabelos danificados! O protetor térmico ajuda e reduz muito os danos e os riscos de queimadura, mas ele não é 100% eficaz!
Como tratar cabelo queimado?!
Se você identificou que seu cabelo está queimado, tem algumas dicas que podem ajudar a amenizar os danos e recupera-lo:
Pare de usar ferramentas térmicas
A dica mais básica e mais óbvia, né! Percebeu que o cabelo está sensível e fragilizado, pare de usar ferramentas térmicas. E quando eu falo parar é realmente não usa-la. Nem de vez em quando, esquece que as ferramentas existem e dê tempo ao seu cabelo.
Intensifique as hidratações e reconstruções
Como eu sempre falo, o cronograma capilar resolve praticamente todos os tipos de dano do cabelo. Em um cabelo queimado, as etapas que devem ser mais frequentes são a hidratação e a reconstrução. Quando queimamos o cabelo, ele perde água e por isso, precisamos repo-la através da hidratação. E como o fio se torna mais fragilizado, a reconstrução ajuda a deixa-lo mais forte.
Invista em um bom leave-in
Quase sempre um cabelo queimado só é identificado quando ele está seco. Ele se torna volumoso, com frizz e sem brilho. Utilizar um bom leave-in ajuda a melhorar a aparência e devolver a maciez no cabelo queimado.
Se nada der certo, corte
Eu sempre falo que muitas vezes cortar é a melhor opção. Principalmente se a queimadura for mais nas pontas do cabelo, eu sempre prefiro cortar do que tentar recuperar. Dessa forma você já retira os danos e cuida para que não aconteça novamente!