Se você me acompanha já sabe que eu sempre falo de efeito rebote, né? Esse é um efeito que acontece com frequência nos cabelos oleosos, mas você sabe o que é? Como é causado? E o que faz para melhorar? Vem que hoje eu te conto!
O que é efeito rebote?!
Existem diversos tipos de efeito rebote, mas no vídeo de hoje, vamos falar sobre o efeito rebote nos cabelos oleosos. A oleosidade nada mais é que uma proteção do nosso corpo ao nosso couro cabeludo. Qualquer coisa que ameace essa região do nosso corpo, a oleosidade serve para proteger. Quando retiramos essa oleosidade de forma excessiva ou quando fazemos nosso corpo entender que está em perigo, ele entende que precisa produzir mais e mais oleosidade para nos proteger. Então se seu cabelo é misto ou oleoso, quanto mais você lava achando que está fazendo um bem, na verdade você está provocando o efeito rebote. Você lava muito, remove toda essa oleosidade e o corpo entende que precisa demais. Dessa forma, ao invés de reduzir a oleosidade, ela é estimulada e aumenta muito mais.
O que fazer para melhorar?
O efeito rebote não é uma coisa que conseguimos melhorar do dia para a noite, mas a mudança de hábitos é imprescindível para que ele não aconteça. A primeira mudança é não lavar o cabelo todos os dias! Essa é a parte mais difícil de quem tem cabelo oleoso, mas juro que é possível intercalar e lavar pelo menos dia sim, dia não. Nesse intervalo, se a oleosidade for muita, você pode usar um shampoo seco para amenizar a situação. Outras coisas que fazemos na nossa rotina como lavar o cabelo com água quente e passar a mão no couro cabeludo toda hora também ajudam a aumentar a oleosidade, então é sempre bom evitar!