Para quem não está acostumado, o co-wash pode ser uma técnica que causa estranhamento. Isso porque no co-wash não usamos shampoo para lavar o cabelo e sim condicionador! Como muita gente não conhece, vários mitos são espalhados. E para acabar com isso, no vídeo de hoje separei mentiras sobre co-wash!
Mentiras sobre co-wash!
Não limpa de verdade
É muito comum associarmos a limpeza com a espuma e uma coisa não tem nada a ver com a outra! Apesar de não fazer espuma e de ter uma textura diferente, o co-wash limpa perfeitamente! O que acontece é que como não tem sulfato, ele não consegue remover os componentes proibidos das técnicas de no/low poo. Se você não usa esses componentes, o co-wash limpa perfeitamente os fios como qualquer outro shampoo, com o benefício de não ressecar ou desbotar os fios.
Não precisa tratar depois
Como o co-wash tem textura de máscara/condicionador e não resseca os fios, muita gente acha que não precisa tratar os fios. E nem preciso dizer que é uma mentira das brabas, né?? Tratar e lavar são coisas bem diferentes uma das outras! Independente da técnica que você usa para lavar seu cabelo, ele precisa sem ser tratado!
Não pode fazer cronograma capilar
O cronograma capilar pode (e deve) ser feito em qualquer tipo de cabelo e além disso, em qualquer técnica que você use para tratar seus fios. Só que se você aliar o co-wash com o cronograma capilar, não se esqueça que os produtos devem ser livres de componentes proibidos nas fórmulas!
Não pode fazer em cabelos mistos ou oleosos
Essa é uma das mentiras sobre co-wash que mais desestimula pessoas a faze-lo! Cabelos mistos e oleosos podem sim fazer co-wash e inclusive, é uma excelente opção para controlar a oleosidade excessiva! Como ele não tem sulfato, não remove a oleosidade/sujeira além do necessário, por isso, os fios não sofrem com o efeito rebote e tendem a ter a oleosidade controlada e até reduzida.