Como decifrar a composição dos produtos?

0

Sempre que eu vou comprar um produto para o cabelo, mesmo que eu já tenha usado ele antes, eu perco alguns minutos na farmácia / mercado lendo a composição e o rótulo dele. Isso foi um hábito que eu adquiri quando parei de comer carne e seus derivados animais, passava vários minutos lendo rótulo e depois isso passou para os produtos de cabelo quando comecei a me preocupar (e entender) mais sobre os componentes bons e ruins. Confesso que não é uma coisa fácil, mas depois de muito pesquisar na internet, se torna um hábito como qualquer outro. Afinal, é decoreba. 
Para quem está começando a se interessar mais pela composição dos produtos, que não ocupa um espação no rótulo a toa, o primeiro susto são com os nomes enormes em uma lingua que as vezes nem sabemos decifrar. Pois bem, aquele bendito nome lá é obrigatório pela ANVISA e o nome dele é “Inci Name” ou  “International Nomenclature of Cosmetic Ingredient” que é um sistema internacional de codificação da nomeclatura de ingredientes cosméticos, reconhecido e adotado mundialmente, foi criado para padronizar os ingredientes na rotulagem dos produtos cosméticos.
(Definição retirada do site da ANVISA, clique aqui para conferir)

Na prática é mais fácil entender o que é o tal do INCI Name, por isso, fotografei o rótulo de alguns produtos meus, tanto nacionais, quanto internacionais. Olha só:
 Rótulo Repair Rescue, Schwarzkopf
Rótulo Extra Elasticidade e Resistência, Alta Moda é.

A maioria dos componentes não são difíceis de entender o que se trata, mesmo quando não se tem nenhuma experiência com isso. No próprio site da ANVISA tem uma lista enorme dos componentes cosméticos e suas funções, para conferir, clique aqui. Por isso que eu digo que o cronograma não é impossível e não tem mistérios (e também por isso não fiz uma lista de produtos para cada etapa, como vocês me pedem diariamente). É só ler gente, ler!!
Mas como eu sou uma pessoa legal, para facilitar mais ainda, vai aí uma listinha de componentes, já organizada por etapa do cronograma:
Hidratação (reposição de água):
Extratos naturais de frutas, frutos e ervas, pantenol, bepantol, glicerina e vitaminas. 
Glycerin, Glicol, Gliceryl = glicerina
Cetyl Alcohol, Cetearyl Alcohol = alcools modificados
Melissa Officialis Extract, Rosemarinus Officinalis Leaf Extract, Jojoba Extract e etc = extratos de plantas. Tudo que tiver um nome de planta acompanhado por “extract” se encaixa nesse grupo.
Feito basicamente por óleos e manteigas. Então tudo que for acompanhado por “OIL” ou “BUTTER”, se encaixa nesse grupo.
Shea Butter = manteiga de karité
Avocato Butter = manteiga de abacate
Marrow Butter = manteiga de tutano
Coconut Oil = óleo de coco
Olive Oil = óleo de oliva
Almond Oil = óleo de amendoas
Sunflower Oil = óleo de girassol
Tudo que for proteína, aminoácido, colágeno e queratina se encaixa nessa etapa.
Hydrolyzed Keratin = queratina hidrolisada
Creatine = creatina
Arginine = arginina
Cysteine = cisteína
Proline = prolina
Serine = serina
Lysine = lisina
E mais:
Hydrolyzed Collagen Protein = colágeno
Hydrolyzed Wheat Protein, Wheat Amino Acids = proteína e aminoácidos de trigo.
Sobre os componentes vilões, parafina, parabenos e óleos minerais, já fiz um post só sobre eles e vale a pena uma olhadinha. Para ler, é só clicar aqui.
IMPORTANTE!
A composição está lá para ser lida, o google está aí para ser seu aliado! Por isso, se rolar alguma dúvida sobre o que é X componente, vale aquela pesquisada rápida no google ou no site da ANVISA. Não comprem nada sem ter certeza de que será útil para seu cabelo!
Se vale uma dica: Os componentes são organizados pela “quantidade” deles no produto em questão, os primeiros são mais presentes na fórmula do que os últimos! 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy