Me livrei dos sutiãs de bojo e enchimento!!
Pois é, meus amigos. Eu nunca pensei que um dia eu falaria que sim, eu não uso mais sutiã de bojo e enchimento! Aliás, pensando agora, eu nem sei porque eu comecei a usa-los. Ao contrário da maioria das meninas, que começa a usar sutiã bem cedo, eu só comecei a usar sutiã na faculdade, já com os meus 20 anos de idade. Você acredita nisso?! E não é porque eu não tinha sutiã não, eu sempre tive. Desde bem novinha a minha bisavó tinha mania de me dar sutiãs, que sempre ficaram guardados na gaveta. A verdade é que, até chegar na faculdade, eu nunca senti necessidade de usa-los. Meu peito sempre foi pequeno e naquela época eu usava roupas bem largas, então, tanto faz usar ou não, né? A pressão pra usar começou na faculdade, quando eu percebi que as pessoas olhavam mais. Não era uma atenção que eu queria chamar, então primeiro eu comecei a usar apenas tops da Triffil e depois me agarrei nos sutiãs de bojo. Lembro até hoje do meu primeiro sutiã de enchimento: cinza de bolinhas vermelhas. Saí da faculdade com uma amiga, passamos na Renner e compramos aquele bendito sutiã de R$39,99.
Pra mim, era impossível pensar em usar qualquer roupa em que eu não pudesse usar meu amado bojo. Se determinada peça não pudesse ser usada com bojo, eu simplesmente não comprava a roupa. É, eu era essa pessoa. Super dependente do bojo por achar que meu peito sem ele era feio. Que eu não tinha peito. Que determinada roupa ficaria “vazia” se eu não tivesse com enchimento. Eu já cheguei a usar sutiãs com enchimentos tão grandes que doíam meu peito. Mas eu de verdade, não me importava nem um pouco com aquilo.
Aceitar meu corpo como ele é, principalmente depois do bullying sofrido na escola não foi um processo fácil e nem rápido. Mas foi libertador. Já que eu não tinha como colocar silicone, eu modifiquei meu corpo com coisas que me fizeram gostar mais dele, ter orgulho e querer que todo mundo visse. Então eu tatuei e furei meu mamilo. O piercing foi o principal para que eu largasse os bojos e enchimentos. Esse tipo de sutiã machucava demais meu mamilo sensível por conta do piercing. Ele vivia inflamando e me incomodando. Quando isso acontecia, eu usava o sutiãs sem bojo e ele melhorava. Não demorou muito para que eu realmente só usasse tops e sutiãs sem bojo.
Abrir mão dos bojos e enchimentos não mudou só a saúde do meu corpo, mas também minha relação com ele e com as roupas. Já existem estudos que comprovam que o uso do sutiã é completamente dispensável. E que não usá-lo traz benefícios reais para a saúde! Eu olho meu corpo no espelho hoje e gosto do que eu vejo. Não penso mais no silicone por mil e um motivos, mas o principal é que eu realmente me sinto bem com o meu corpo do jeito que está. Escolher roupas porque eu quero e poder usa-las sem me preocupar se posso usar bojo ou não, é libertador!
Se eu fosse você, tentaria! Não precisa ser radical, mas coloque uma meta. Reduza os dias da semana em que você usa sutiã de bojo ou enchimento, mude sua relação com seu corpo, adapte-o das formas que você gosta. O importante no fim das contas, é que você goste do que vê no espelho. E hoje eu posso dizer que gosto!