Precisamos falar sobre o Diu!
Vamos conversar sobre DIU?! Quem me segue no Instagram e acompanha os stories diariamente, já sabe que estou no processo de decidir colocar o DIU. Na verdade, desde que parei de tomar o anticoncepcional há quase 3 anos, eu cogito a possibilidade do DIU.
Depois de todo esse tempo sem o uso de anticoncepcionais, eu me sinto 100% confortável e consciente do meu corpo. Eu sei exatamente em que fase do meu ciclo está, quanto tempo ele dura e qual o fluxo. Sempre que me perguntam sobre como foi parar de tomar o medicamento, eu digo que estou há 3 anos em uma verdadeira lua de mel com o meu corpo. Meu ciclo é sempre certinho, quase nunca atrasa. Eu não sinto nada de cólica e minha menstruação só dura de 3 a 4 dias com o fluxo médio no primeiro dia e leve nos demais.
Mas, não posso negar que apesar de todos os cuidados, o medo de uma gravidez é sempre presente. Eu tenho real fobia de engravidar. Amo crianças, admiro quem é mãe, mas não é algo que eu queira para mim. Por isso, na semana passada eu fui na Dra. Ana Beatriz Matos aqui em São Paulo conversar sobre o DIU. Como eu já sabia, eu tenho quatro opções: Mirena e Kyleena que são DIUs hormonais. E cobre e cobre com prata, que não são hormonais. Apesar de todos os benefícios dos DIUs hormonais, eu não estou disposta a voltar a usar hormônios no meu corpo. Então, minhas opções são o de cobre e o de cobre com prata. Minha escolha pelo DIU é pela simplicidade de coloca-lo, por ser um método contraceptivo não hormonal e pela eficácia! O DIU de cobre protege até mais que uma laqueadura, sabia?! Como sabemos, o único método 100% eficaz é a abstinência, mas o DIU tem eficácia de 94%! E se combinado com um método de barreira, como a camisinha, pode te proteger ainda mais. Peguei todos os pedidos de exames, já estou fazendo todos eles e decidindo se eu realmente quero coloca-lo e qual deles vou escolher.
Mas resolvi vir escrever esse post, porque assim como quando eu decidi parar de tomar o anticoncepcional, o medo está presente e é normal! Naquela época, compartilhei por aqui minhas inseguranças e medos, e tive um apoio enorme de vocês que me acompanham! Como falei, há 3 anos eu vivo em uma lua de mel com o meu ciclo e um dos meus maiores medos em colocar o DIU, é “estragar” isso! Já sabemos que o DIU de cobre aumenta o fluxo e as cólicas, coisas que eu sofria muito quando adolescente e morro de medo de passar por aquilo novamente!
Confesso que dá medo sim! Mas assim como eu tinha medo quando parei de tomar anticoncepcional e foi algo excelente para a minha vida em geral, acredito que preciso tentar o DIU. Sei que dói, sei que pode ser terrível, mas também sei que se não me adaptar, eu posso tirar a qualquer momento. Esse foi mais um post de bate papo mesmo, de desabafo! E como sempre, espero vocês nos comentários me contando se usam ou já usaram DIU e como foi a experiência! Ah! Me segue no Instagram, pois estou sempre compartilhando informações e contando em tempo real sobre esse e muitos outros assuntos!