Sombra x Pigmento
Há muito tempo usamos sombras nos olhos, mas de um tempo para cá, temos escutado falar muito sobre os pigmentos. Mas afinal, tem diferença? E quais são as diferenças?
Pensando na dúvida de uma grande maioria, resolvi dar um help.
Falando bem informalmente, os pigmentos podem ser definidos como a sombra “pura”. Pura porque o único material usado na sua composição é o pó de cor, ou pó de pigmentação (também presente nas sombras). E é isso que faz a cor ser mais pura, mais forte. O que acontece, é que nos pigmentos só estão presentes em sua composição o pó, nada além dele, como existem nas sombras, por isso, se o pigmento é usado sem nenhum tipo de fixador ou primer, a tendência é ele sair ou até escorrer com o passar do tempo.
Os pigmentos são ótimos, mas quem optar por eles, deve usar um bom primer e um excelente fixador, sem isso, depois de um tempo na festa você estará parecendo um panda.
Já nas sombras, além do pó de pigmentação, existem outros componentes como o fixador e o primer. Por isso, elas podem até durar mais tempo na pele, mas suas cores não são tão fortes e puras como nos pigmentos. Não é o fim do mundo, pois pode ser resolvido (como já ensinei aqui) com um pincel e água. Não existe sombra ruim, existe sombra seca. Para relembrar como intensificar a cor das sombras, clique aqui.