Transtornos Alimentares

0

Tava olhando fotos, e eu fiquei MUITO assustada com essa em especial da Nicole Richie, parece que as coisas se “ligam”.. ontem mesmo eu estava ajudando meninas (campanha Breath – Respira pela Vida, pra quem não conhece) que sofrem com Ana ou Mia (anorexia e bulimia).
Muitas pessoas conhecem a doença mas não se preocupam o suficiente, ou não conhecem o bastante. Achei bom fazer um post sobre isso hoje. Afinal, pra gostar de moda, é preciso ser saudavel.. gente doente, ou mal alimentada, não para em pé, e não aguenta o ritmo heim.

Ninguém se assusta quando ouve uma adolescente magricela recusar uma mordida no sanduíche da amiga dizendo estar de regime.
Esses comportamentos, porém, podem ser um sinal de alerta para um problema mundial que atinge 1% da população feminina entre 18 e 40 anos e pode levar à morte. Mas que só agora começa a receber a atenção devida no Brasil.

Os Transtornos Alimentares constituem uma verdadeira “epidemia” que assola sociedades industrializadas e desenvolvidas acometendo, sobretudo, adolescentes e adultos jovens.

Chamados de transtornos alimentares (a anorexia e a bulimia são os mais conhecidos), eles fazem o paciente desenvolver uma relação doentia com a comida – ou empanturram-se com até 15 mil calorias em uma única refeição para depois colocar tudo para fora (caso da bulimia) ou ficam dias sem comer (na anorexia).,

Os portadores da doença também desenvolvem uma obsessão pela forma física e distorcem a auto-imagem a tal ponto que se sentem gordos mesmo estando com 38 kg. O resultado é a paulatina deterioração física e mental, que começa com sintomas leves como queda dos cabelos até complicações cardiovasculares, renais e endócrinas graves que podem levar a morte.

Podem ser traços característicos da personalidade para a Anorexia Nervosa o seguinte: preocupações e cautela em excesso, medo de mudanças, hipersensibilidade e gosto pela ordem;
Para a Bulimia Nervosa esses traços característicos da personalidade seriam: Impulsividade, desorganização, preferência pelo novo, fácil desmotivação, extroversão, preocupação com modismos.

ANOREXIA NERVOSA
A Anorexia nervosa é um transtorno emocional que consiste numa perda de peso derivada e num intenso temor da obesidade. Esses sentimentos têm como conseqüência uma serie de condutas anômalas. A Anorexia Nervosa acomete preferentemente a mulheres jovens entre 14 e 18 anos.
Os sintomas mais freqüentes são:
1) Medo intenso a ganhar peso, mantendo-o abaixo do valor mínimo normal.
2) Pouca ingestão de alimentos ou dietas severas, imagem corporal distorcida
3) Sensação de estar gorda quando se está magra, grande perda de peso (freqüentemente em um período breve de tempo)
4) Sentimento de culpa ou depreciação por ter comido
5) Hiperatividade e exercício físico excessivo
6) Perda da menstruação
7) Excessiva sensibilidade ao frio
8) Mudanças no caráter (irritabilidade, tristeza, insônia, etc.)
BULIMIA NERVOSA
A Bulimia Nervosa é um transtorno mental que se caracteriza por episódios repetidos de ingestão excessiva de alimentos num curto espaço de tempo (as crises bulímicas), seguido por uma preocupação exagerada sobre o controle do peso corporal, preocupação esta que leva a pessoa a adotar condutas inadequadas e perigosas para sua saúde. A Bulimia Nervosa também acomete preferentemente a mulheres jovens ainda que algo maiores que em Anorexia.
Os sintomas mais freqüentes são:
1) Comer compulsivamente em forma ataques de fome e a escondidas,
2) Preocupação constante em torno da comida e do peso,
3) Condutas inapropiadas para compensar a ingestão excessiva com o fim de não ganhar peso, tais como o uso excessivo de fármacos, laxantes, diuréticos e vômitos auto-provocados.
4) Manutenção do peso pode ser normal ou mesmo elevado,
5) Erosão do esmalte dentário, podendo levar à perda dos dentes,
6) Mudanças no estado emocional, tais como depressão, tristeza, sentimentos de culpa e ódio para si mesma.

Campanha Breath – Respira pela VIDA

É uma campanha anti-anorexia e bulimia,que visa orientar,ajudar e informar as pessoas sobre esses transtornos alimentares.Temos como “espelho” Anahí,que viveu durante anos com a Anorexia,e hoje é exemplo para os jovens que buscam a cura.
Grite conosco – Sozinho se move um grão, Juntos moveremos o mundo, o nosso coração pulsa em conjunto para mudar esta triste realidade, respire o ar da vitória. Esta comunidade foi criada para ajudar pessoas com transtornos alimentáres. Breathe o seu recomeço.
“A vida é curta demais pra perdemos tempo com o espelho, que nos engana e não mostra o que temos no coração.”
Pra saber mais, acesse: http://breathebr.blogspot.com/
Quem quiser, assim como eu, ajudar a essas meninas, AJUDE nos tópicos da comunidade oficial da campanha: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=39956928

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy