A vida depois de 1 ano sem anticoncepcional!
Pois é, jamais pensei que conseguiria chegar até aqui. Dá para acreditar que já tem 1 ano sem anticoncepcional? Aqui no blog rolaram alguns posts falando sobre o assunto. Por mais que cada dia que passasse eu estivesse mais feliz com a decisão, nunca achei que eu seria forte para ficar tanto tempo sem tomar.
Você não é refém do anticoncepcional!
Quem toma AC sabe, parece que somo reféns. A decisão de parar ou não é maior do que parece. Dá medo. Dá medo de engravidar. Dá medo de como vão ser os ciclos, o humor, as dores. Mas vou te dizer uma coisa, só você é capaz de tomar essa decisão. Se você está lendo esse post, é porque alguma vez na vida pensou em parar de tomar anticoncepcional. O conselho que eu posso te dar é, experimente parar. Não se cobre tanto e não entre na paranóia do “não vou tomar nunca mais”. Nunca é muito tempo e por mais que a vida sem anticoncepcional seja maravilhosa, ela não é para qualquer uma. Hoje, depois de 1 ano sem anticoncepcional posso te dizer que vale a pena tentar. E se você não conseguir se adaptar, volte a toma-lo. Faça isso com auxilio de um médico, mas não deixe de tentar por medo!
Cada dia mais fácil
Eu demorei 2 meses para menstruar depois que parei de tomar o anticoncepcional. E hoje depois de quase 1 ano, meus ciclos estão 100% regulados. Enquanto tomava remédio, eu menstruava 5 dias, sendo 3 deles com fluxo intenso. Hoje, eu menstruo por 3 dias, sendo só o primeiro com fluxo médio! O fluxo menstrual é bem instável, ele pode ser modificado de acordo com stress e até mesmo com a alimentação.
Ainda faço uso de 2 aplicativos para monitorar o ciclo. Uso o FLO e o Clue, eles me ajudam a saber sobre ovulação, dia fértil e monitorar o ciclo em geral.
Dores e TPM
Cólicas? Não sei o que é isso há 1 ano! Dor de cabeça? Também faz 1 ano que não sei o que é! Em posts passados falei sobre as cápsulas de óleo de prímula. Antes eu tomava 2 por dia, todos os dias. Há mais ou menos 6 meses atrás, comecei a tomar 1 por dia apenas. E mais recentemente, só tomo nas semanas que antecedem minha menstruação.
Prós e contras de não usar anticoncepcional
Hoje eu realmente não penso em voltar a toma-lo. Minha vida parece ter se tornado mais leve, não tenho mais crises de ansiedade frequente. Não tenho mais medo de menstruar, não sinto mais dor e menstruar não é mais um peso como era antes. Hoje eu me sinto muito mais confortável e confiante com meu corpo. Passei a reconhecer os sinais que ele me dá. Sinais de ovulação, sinais de que meu ciclo está próximo e aprendi a lidar com tudo isso.
O único “contra” para mim é o fato de não poder suspender a menstruação quando eu desejasse. Por exemplo, se eu fosse viajar e visse que meu remédio estava acabando e iria menstruar durante a viagem, eu emendava a cartela e ia tranquila. Hoje não tenho mais o “poder” de suspende-la. E isso também não tem sido um problema para mim! Como o fluxo diminuiu e eu não sinto dor, posso fazer o que quiser enquanto estiver menstruada. Meu ciclo agora depois de 1 ano sem anticoncepcional, também ajuda, já que ele é bem regular e eu consigo saber exatamente o dia utilizando os apps.