3 de janeiro de 2014

Oi!
Sabe aquelas receitas milagrosas de vó?! Já contei duas aqui no blog, a de babosa e a de abacate, e agora ela me apresentou mais uma: a cenoura.
Lá no post sobre nutrição capilar, eu disse que todo produto/receite caseira para cabelo cacheado faz muito mais efeito nos cabelos que não são cacheados, lembra? Pois é, a hidratação com cenoura é mais uma dessas receitas maravilhosas para cabelos cacheados e milagrosas para os lisos.
A cenoura contém betacaroteno, também chamada de pró-vitamina A, um nutriente que quando está em nosso organismo, se transforma em vitamina A. Essa vitamina, além de ser responsável por fortalecer nossa visão e controlar o sistema nervoso, deixa as unhas e cabelos mais fortes e resistentes e ajuda a evitar a quebra e ainda estimula o crescimento.
Agora que já sabemos todo o milagre da cenoura, vou dar as receitas que vovó me ensinou, todas elas deixam o cabelo muito mais brilhoso e saudável, e pode ser usada para qualquer tipo de cabelo. 
Lembrando que antes de fazer qualquer uma das receitas é necessário lavar o cabelo apenas com shampoo (se for anti resíduos é ainda melhor ou lavar 2 vezes com shampoo normal), aplicar a mistura e deixar agir entre 15 e 20 minutos e enxaguar. O uso do condicionador fica a critério de cada um, pode ou não ser usado.

O leite é rico em aminoácidos, nutriente necessário para a manutenção da queratina, no cabelo e do colágeno, na pele. E o leite de cabra pode ser ainda mais poderoso, porque é rico em vitamina A, B1, B2 e C.
Para o comprimento do meu cabelo hoje, eu uso uma cenoura grande (ou duas pequenas) cortada em pedaços pequenos e 1 copo de leite. Bato tudo no liquidificador até ficar uma pasta bem homogenia, se ficar muito grossa é só colocar mais leite e se ficar muito rala, é só colocar mais cenoura. O ideal é acrescentar o leite aos poucos para ir controlando melhor. 
Não é bom guardar a mistura que sobrar para usar depois, pois o leite e a cenoura tendem a perder as propriedades com o passar do tempo.

Eu nunca achei óleo de cenoura já pronto pra comprar, então costumo fazer o meu em casa. 
Uso cerca de 4 cenouras médias (ou 6 pequenas), descascadas e raladas, coloco em uma panela e uso azeite extra virgem até cobrir toda a cenoura. Coloco em banho maria só para aquecer, as cenouras vão ficar bem macias e o azeite laranja. Depois passo pelo coador e deixo repousando por cerca de 3 horas na geladeira e só então uso. 
Esse óleo pode ser usado para umectação ou misturado com máscaras de hidratação. Lembrando que precisa ser guardado em um pote/vidro fechado e acondicionado na geladeira, o ideal é não deixar por mais de 7 dias, passando disso ele tende a perder as propriedades e perder o efeito.
O abacate além de hidratar, ele restaura e conserva os fios. O cabelo fica mais forte, macio e muito brilhoso, além de ajudar nas pontas duplas e aumentar a resistência dele.
Para essa eu uso 2 cenouras e 1/2 abacate, ambos cortados em cubos e batidos no liquidificador. Costumo misturar com um creme de hidratação ou um creme multiuso como o Yamasterol
compartilhe com os amigos COMENTE!

  • Convite: Bazar Noir
  • Eu testei: BB cream oil control, Maybelline
  • Pra dar um “up” nas fotos
  • Deixe seu comentário

    Deixe seu comentário

    Comente pelo facebook:
    Comente pelo Blog: