Faculdade de.. Moda! (Parte 2)

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Estudar moda no exterior?
Morar fora do país de origem significa disposição para destrinchar uma nova cultura, outra língua (na maioria das vezes), costumes, modos de vida e até mesmo diferentes formas de ensino e aprendizado. Disponibilidade para vencer estranhamentos, aprender muito mais do que as disciplinas do curso, superar dificuldades de percurso – provavelmente bem diferentes dos problemas que se enfrenta “em casa” – é o mínimo necessário para começar a pensar e fazer planos. Os próximos passos são: conferir as finanças e fazer muita pesquisa e contatos, para que as decisões sejam as mais certeiras possíveis
Londres é uma das cidades mais procuradas por estrangeiros, em diversas áreas profissionais, especialmente em campos ligados à moda, design e arte. E por ter tradição universitária, não apenas a capital, mas vários pontos britânicos recebem, anualmente, inúmeros estudantes.
Para acessar informações das escolas, o melhor é mesmo entrar em contato diretamente com elas. A maioria possui websites, além de serviço de atendimento e pode responder dúvidas e detalhes específicos de cada caso e demanda. Além disso, acessar estes serviços é um bom teste para o inglês… Sim, a maioria das Universidades de graduação ou cursos temporários não exige exames pesados de proeficiência e oferece cursos paralelos de inglês, mas, é preciso saber se virar e ter conhecimento básico na área escolhida.
Precisa saber desenhar?
O desenho de moda é uma atividade que fascina e também assusta muitos interessados em trabalhar com criação de moda. E se engana quem pensa que jamais conseguirá fazer algo do tipo. Realmente, só não se aprende a desenhar se não quiser, pois o desenho de moda assim como qualquer outra atividade se aprende fazendo e a habilidade vem com a prática.

Qual a importancia do desenho?
É através do desenho que o criador irá expressar suas idéias e suas propostas de criação, o que acaba tornando o desenho uma ferramenta de comunicação.
O desenho pode ser interpretado também como um projeto que apresenta várias informações sobre o produto a ser confeccionado, como caimento do tecido, tipos de materiais utilizados, cores, aviamentos etc.
O que é croqui?
O croqui é um tipo de desenho rápido que tem por finalidade representar uma proposta de produto de moda antes de ser confeccionado. Por este motivo antes do croqui ser feito é necessário muita pesquisa, seja para entender o público para quem se está criando, seja para buscar os materiais com os quais se pretende trabalhar. Pois é através do croqui que o criador poderá representar várias características que representam quem será este consumidor, como por exemplo, sexo, idade, estilo, classe social etc.

E desenho tecnico?
Já o desenho técnico de moda é um tipo de desenho descritivo, praticamente um “mapa” do produto a ser confeccionado, neste desenho são apresentados todos os detalhes de cada peça e geralmente não há o uso de cores. O desenho técnico representa apenas a peça a ser confeccionada, não havendo a necessidade do corpo ser apresentado. O objetivo deste tipo de desenho é demonstrar o produto de moda de forma clara e objetiva facilitando sua reprodução exata em escala industrial.
Os desenhos tem que ser feitos a mão livre?
Para quem busca praticidade e agilidade na criação de seus desenhos, não necessariamente tenha que fazê-los à mão livre. Pois existem vários programas de computador (softwares) disponíveis no mercado que auxiliam muito na criação de moda, sendo que já existem empresas que desenvolvem programas específicos para esta indústria. E a exemplo disso se pode citar o caso dos desenhos técnicos que na grande maioria das vezes são feitos diretamente através do uso do computador.
É evidente que algumas pessoas possuem mais facilidade para desenhar do que outras, mas o importante é frisar que “ninguém nasce sabendo”. Tudo se aprende, assim como aprendemos a falar, aprendemos a andar e com o desenho não é diferente, neste caso, literalmente “é errando que se aprende”.
10 maneiras de trabalhar com moda

1) Gerente de marketing – Cuida da marca
Ele é o responsável pela imagem de uma marca. Quer dizer que, se o gerente de marketing acreditar que rock n roll é o que pega as meninas, toda a marca vai trabalhar para ter uma imagem bem roquinho. Pra chegar a essa conclusão, ele deve estudar o consumidor que pretende atingir, analisar o mercado e, então, definir todas as estratégias de venda e comunicação com esse público.
Como chegar lá: para trabalhar nessa função, vale fazer faculdade de marketing, administração ou negócios da moda. Se quiser ter destaque e complementar a formação, é legal investir em alguns outros cursos, como o de gestão em moda.
2) Modelista – Constrói a roupa
Ele transforma os desenhos do estilista em peças prontas. Assim que termina a criação, o modelista constrói a primera peça (também chamada de piloto) no papel ou num programa de computador. Depois da aprovação, ele adapta os moldes às mais variadas numerações. Apesar de esse trabalho parecer menos glamouroso, o salário do modelista é geralmente maior que o do estilista.
Como chegar lá: a faculdade, nesse caso, é de modelagem. Mas também existem cursos livres.
3) Fotógrafo – Retrata a moda

Ser fotógrafo de moda não se resume apenas em clicar modelos. Precisa de conhecimento técnico, como iluminação, composição de imagem, técnicas de trabalho corporal e um bom diálogo com o modelo e com o cliente – é muito importante haver química entre todos os integrantes da equipe. O fotógrafo precisa estar sempre atualizado. Faz parte do trabalho ver livros, revistas e sites de moda, além de aprender a mexer no Photoshop.
Como chegar lá: já existe curso superior de fotografia. Outro jeito de começar é virar assistente de um fotógrafo de moda bem experiente – quase sempre sem remuneração nenhuma. Ainda existem cursos livres e técnicos.
4) Comprador – Faz as pesquisas e as compras
Parece o trabalho dos sonhos (imagina passar o dia fazendo compras!), mas um comprador é mais do que isso: ele escolhe e adquire o tecido mais legal para a nova coleção, a T-shirt que a multimarca deve vender e o zíper ideal para o jeans. Pra isso, visita fornecedores e feiras de moda – sempre de olho nas novidades e no público da marca, claro.
Como chegar lá: depois da faculdade de moda, precisa se especializar em negócios. Se fez administração, deve fazer um curso de comprador.
5) Estilista – cria as coleções
Quando falamos de estilista, pensamos num mundo de glamour e possibilidade de criar peças inusitadas, certo? Errado. Antes de criar, o estilista rala muito. Define um tema para a coleção, faz pesquisas de formas, cores e materiais que serão usados e aprova a peça piloto. “Eu usaria minha coleção toda. Mas será que os outros também?”, questiona a estilista Mellina Nunes, 21 anos. Estar antenado com os desejos do seu público é fundamental para ter sucesso.
Como chegar lá: é importante fazer curso superior em moda e buscar cursos de aperfeiçoamento após a graduação.
6) Stylist e produtor de moda – Juntos, produzem desfiles, campanhas e editoriais de moda
O stylist é quem dá a cara da coleção. Por exemplo: a blusa que o estilista criou pode ser usada de muitos jeitos. Ele define qual é a maneira que tem mais a ver com a marca e com a coleção. Isso vale para desfiles, campanhas e editoriais de moda. Já o produtor realiza as idéias do stylist. Ele corre atrás das peças e de tudo que é necessário pra deixar o resultado incrível. Fica responsável pelos objetos emprestados e deve ter boas relações com as marcas.
Como chega lá: a faculdade de moda ajuda, mas você pode até começar antes. Tem que estudar muito a história da moda e da arte.
7) Jornalista de moda – Opina e informa
Ele pode escrever sobre tudo que tem relação com a área: produção de tecidos, desfiles, aspectos econômicos. Precisa estar por dentro de tudo que está acontecendo pelo mundo e saber das tendências atuais, além de ter uma ampla bagagem sobre o que já foi tendência no passado para poder opinar e criticar. Pode trabalhar em jornal, revista e site, num programa de televisão ou como assessor de imprensa.
Como chegar lá: tem que fazer faculdade de jornalismo. Depois, pode especializar-se em cursos livres, faculdade e mesmo pósgraduação em moda.
8) Consultor de imagem – Ensina a vestir
Sabe aquela sensação de “nada fica bem em mim!”? O consultor de imagem é um tipo de “gurú” que surgiu para acabar com esse problema. Ele lida com todos os aspectos da imagem pessoal: tipo físico, cores, imagem profissional, etiqueta e linguagem corporal. Além de orientar, também ajuda o cliente a descobrir seu próprio estilo e ter mais auto-estima.
Como chegar lá: como não existe curso superior, os cursos livres de consultoria de imagem e análise de cores oferecem a formação básica para começar a trabalhar nesse mercado.
9) Figurinista – Veste famosos e personagens
Ele cria os looks que definem o estilo de um personagem ou de um apresentador, por exemplo. Atua em publicidade, cinema, teatro, novela e programas de tevê. Andréia Tuyama, 22 anos, é assistente de figurino e trabalha com os 21 VJs da MTV. Para montar as produções, faz muita pesquisa. “Gosto de ler blogs e sites sobre o assunto. Vejo muitas revistas de moda, nacionais e internacionais. Elas são os meus livros”, comenta.
Como chegar lá: o ideal é fazer faculdade de moda. Também é importante estudar história da moda, entender sobre consultoria de imagem e procurar cursos livres para se especializar em figurino.
10) Engenheiro têxtil – Cria e desenvolve os tecidos
Estampas lindas e tecidos que não amassam causam empolgação nos desfiles. Poucos sabem que antes do trabalho do estilista vem o do engenheiro têxtil. Sim, existe engenharia no mundo da moda. Esse profissional participa do processo de produção do tecido, desde o desenvolvimento do fio até o tingimento e acabamento. Ainda atua em engenharia industrial, manutenção, produção e controle de qualidade. Tatiana Bono, 23 anos, analisa tecidos que chegam para o corte. Faz testes de encolhimento, lavagem e gramatura. Ela caiu nesse mundo por acaso. Começou na empresa como telefonista e ganhou uma chance de mudar de área. “Estou adorando. Quero prestar vestibular para engenharia.”
Livros bons de ler pra quem vai fazer moda
Fundamentos de Design de Moda
Este livro é uma espécie de guia para quem quer entrar no mundo fashion. Ele revela os principais elementos do design de uma coleção do conceito à criação tridimensional.
Editora: Bookman
Autores: Jenny Udale; Richard Sorger
Preço: R$ 89
Design de Moda: olhares diversos
Esta obra, a primeira publicação do gênero no Brasil, apresenta ao leitor diferentes olhares sobre o design de moda e suas diferentes etapas, conexões, inter-relações e imbricações. Os textos nela compilados auxiliam a compreender as múltiplas dimensões do design e justificam a necessidade de serem desenvolvidas ações estratégicas para consolidá-lo na moda brasileira.
Editora: Estação das Letras e das Cores
Organizadora: Doroteia Pires
Preço: R$ 46
Moda – Um Curso Prático e Essencial
Você quer saber quem criou a mini-saia? Ou quem tornou o baby-doll famoso? Existe uma históra sobre todas as roupas, com o livro Moda – Um Curso Prático e Essencial, você vai conhecer todas essas histórias.
Com mais de 300 itens de guarda-roupa ilustrados, com dicas de uso e informações sobre os designers, a influência das épocas e as preferências de celebridades.
Editora: Marco Zero
Autor: Erika Stalder
Preço: R $54
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