Faculdade de..Moda! (Parte 1)

0

Bom, o Vini me ajudou (denovo! meu Deus, daqui a pouco ele tá postando aqui comigo hahahaha) e deu a (excelente) ideia de postar sobre a faculdade de moda. Sim, é o que eu pretendo fazer, mas nunca tinha pensado em postar aqui. Provavelmente eu vá dividir esse post em dois, mas vamos lá!

Moda é uma das áreas do design que tem como objetivo o desenvolvimento de vestuários humanos respeitando todas as características culturais, técnicas, mercadológicas, de moda ou tendências.
Para quem quer ingressar em moda

Especializar-se é extremamente importante. Não basta aprender a costurar, saber desenhar ou vestir-se na crista da onda. Esse mercado, assim como o de qualquer atividade profissional, também requer muito estudo e um acompanhamento permanente das suas tendências, exigindo de seus profissionais uma postura criativa acurada, de forma a possibilitar que as novas coleções possam vir a obter êxito.
Portanto, o profissional que pretenda ingressar nesse mercado deve preparar-se e saber, desde já, que moda não é apenas o glamour que vemos nas revistas ou a que assistimos pela televisão e em desfiles.
Tempo de Faculdade
Moda no Brasil
Com a propagação das semanas da moda – as fashion weeks – em todo o território nacional, começaram a surgir novos empresários, modelos, estilistas e modelistas.
O País está despontando no setor da moda, que deixou de ser um espaço para amadores ou aventureiros – muito embora, presentemente, um bom estilista ou modelista, por exemplo, raramente possua formação superior na área.
Estilistas, modelistas e produtores vêm sendo contratados para dar uma feição nova a uma simples camiseta, a uma calça jeans ou a um catálogo de moda. Este é, portanto, um mercado promissor e que possibilita, ainda, que do processo por ele gerado participe, também, um vasto elenco de profissionais não diretamente ligados à área.
Vagas para atividades relacionadas
As cifras que envolvem diretamente o mundo da moda criam uma infinidade de oportunidades para os profissionais que, direta ou indiretamente, atuam nesse mercado.
Não somente o estilista, a modelista, a consultora de moda, as costureiras, as bordadeiras etc se beneficiam dessa atividade, como também os fotógrafos e os desenhistas gráficos – com a confecção de catálogos –, os profissionais das têxteis e das estamparias – com o desenvolvimento de novos tecidos, padronagens e texturas –, os das agências de propaganda e de pesquisa de opinião, assim como os organizadores de eventos e os professores dos cursos técnicos e de graduação, dentre outros.
Homens na área
Para quem pensa que no ramo só há espaço para as mulheres está enganado. “Os estilistas e produtores mais reconhecidos no mundo da moda são homens”, se defende o produtor, Manoel Barros, que investiu na área e hoje é um dos destaques promissores na região.
O rapaz, de apenas 22 anos, diz que o mercado absorve muito bem os homens no setor, apesar da idéia de moda estar associada à figura feminina. “A família e a sociedade é que discriminam”, explica. No entanto, Manoel utilizou duas ferramentas importantes para ganhar o reconhecimento na cidade: o estudo e a experiência na área.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy