21 de dezembro de 2009
Agora chega. Não dá mais pra ficae errando os nomes por ai né galera? Cansada de ver gente trocando as bolas, resolvi fazer um Dicionário Fashion.. é isso ai, peguei os nomes que mais vejo serem confundidos (até na TV, acreditem) e vou reuni-los aqui, cada um com seu devido significado.
Estilista
O estilista é aquele que cria, que bola as roupas de uma coleção. Para isso ele estuda muito sobre seu público-alvo, sobre as tendências pelo mundo, sobre tecidos, sobre técnicas de costura, sobre história da moda, sobre cores, diferentes materiais…enfim, é ele que, junto com sua equipe, tem as idéias e faz os desenhos do que será, depois de um processo bastante longo by the way, as peças que vemos nos desfiles.
Estilista desenha, costura, modela e idealiza a coleção, que muitas vezes nem vai daquele jeito para as lojas, mas é mais uma idéia a ser seguida, uma mensagem a ser passada. Após os desfiles, algumas peças mais conceito poderão ser “adaptadas” para a vida real antes de serem vendidas.
Lá fora, os estilistas são chamados de designers ou couturiers.

Stylist

O stylist, também conhecido como produtor de moda, é aquele que trabalha com a imagem de uma marca e dará a cara à uma coleção ou peça.
Os stylists podem trabalhar com os estilistas nos desfiles para definir como as peças serão apresentadas para o público (afinal, uma blusa pode ser usada de tantas maneiras, com tantos acessórios diferentes, etc.) e ajudam o estilista a contar a estória idealizada para a coleção, trazendo elementos como acessórios, bolsas, sapatos, novas formas de usar uma determinada peça e por aí vai…para que tudo seja apresentado da maneira mais coerente possível.
Eles também podem trabalhar em revistas ou em campanhas para as marcas, definindo as peças que serão usadas nas fotos/vídeos, como serão apresentadas, as locações, as modelos, as cores, os acessórios, iluminação e tudo mais.
Como a história que os stylists contam é fictícia, eles podem colocar modelos com vestidos couture no meio da fazenda, podem colocar salto agulha na praia, podem prender sobrinhas com alfinete…a personalidade e o estilo pessoal das modelos, assim como o que é mais prático e confortável obviamente não é levado em conta, e nem precisa ser!
Assim, os stylists ficam mais livres para dar idéias ótimas para todos nós, para podermos usar como bem entendermos.

Personal Stylist

O personal stylist é a pessoa que cuida da imagem de uma determinada pessoa real e também pode ser chamado de consultor de IMAGEM.
Enquanto os stylists trabalham com modelos, os personal stylists trabalham com pessoas como eu e você, para que estas também possam contar a sua história através das roupas, acessórios e da imagem como um todo (etiqueta, linguagem não-verbal, cuidado com as roupas, cores, etc.).
É um trabalho com pessoas reais,deve ser pensado no que é mais prático para o cliente, o que se encaixa na rotina dele, que ele vai gostar mais. Claro, pois ele não estará em uma locação de revista, ou seja, pode tomar uma chuva ou ter que ficar com a mesma roupa durante o dia todo, passando pelas mais diversas situações…enfim.
Eis o termo mais mal usado de todos os tempos..
Fashionista
O termo fashionista é utilizado para designar aqueles que usam ou criam um visual. São consideradas pessoas de vanguarda, que abusam da criatividade na hora de se vestir. Além dos profissionais da área da moda, como designers e modelos, a “tribo” fashionista reúne todos os apaixonados pelo mundo fashion.
Vistos como excêntricos ou loucos pelos “meros mortais”, os fashionistas pensam em cada elemento agregado ao visual; nada é escolhido de maneira aleatória.
Munidos de muita atitude, são alguns dos principais influenciadores de moda e comportamento.
Além de criar e usar um estilo próprio, o fashionista se torna um personagem de referência para quem almeja, um dia, estar inserido nesse universo.
Seja por admiração ou repugnância, os fashionistas sempre chamam a atenção.
compartilhe com os amigos COMENTE!

  • Hidrata e desabafa: auto estima, aparelho, haters
  • Kate Monroe Middleton
  • Eu testei: Shampoo e condicionador Liso Expert, CliniHair (Niely)
  • Deixe seu comentário

    Deixe seu comentário

    Comente pelo facebook:
    Comente pelo Blog: