19 de abril de 2014

Quem me acompanha aqui no blog já reparou que eu sou a fã número 1 das receitinhas capilares caseiras. Vivo fazendo e contando pra vocês. Por isso, vim trazer mais uma dessas coisas milagrosas (e baratíssimas). O ingrediente principal de hoje é a linhaça.
Não é novidade nenhuma que a linhaça faz muito bem para a saúde e de um tempo para cá, se tornou cada vez mais comum adicioná-la a sucos e até comidas. Mas pra quem não curte muito, assim como eu, rola sim uma preparação especial que pode ser usada direto no cabelo.

Porque linhaça?

A linhaça é composta basicamente de gordura, fibras, proteína e outros carboidratos. E essa gordura não é ruim não! Ela tem uma quantidade enorme de ácidos graxos do tipo ômega 3! Além de tudo, na casca da linhaça tem uma mistura de minerais, proteínas e vitaminas. Como a vitamina E que já é velha conhecida das nossas misturas capilares. 

Benefícios da linhaça para o cabelo

Para quem tem cabelos cacheados ela é maravilhosa (e lembra que eu disse que tudo que é bom para cabelo cacheado é melhor ainda para os cabelos lisos?), a linhaça ativa os cachos tornando-os mais macios, brilhantes e bem modelados, diminui o frizz, abaixa o volume e ainda dá forma aos cachos.

A linhaça e o cronograma capilar

Procurei muuuuuuiiiiito sobre a linhaça no cronograma capilar e não encontrei na-da! Depois de muito estudar sobre essa sementinha, composições e benefícios, acredito eu que ela se encaixe na fase de nutrição do cronograma. 

Como fazer gel de linhaça?

A linhaça pode ser encontrada no mercado ou em lojas de produtos naturais e existem de dois tipos, dourada ou a marrom. A mais indicada para essa receita é a dourada, porque a escura fica mais tem  um cheiro mais forte. A dourada também deixa o gel com textura mais grossa que a escura. A Juju já postou a um tempo atrás la na página um tutorial ensinando a fazer o gel, tiveram muitas dúvidas nos comentários então vamos lá de novo pra receitinha:
1 colher de sopa de linhaça para cada 1/2 copo de água filtrada ou mineral
É lógico que se seu cabelo for muito grande e for usar o gel puro, será necessária uma quantidade maior. Então é só ir aumentando proporcionalmente, por exemplo, 2 colheres de sopa para 1 copo de água e assim vai.
Essa mistura deve ficar no fogo até ferver, isso dá  mais ou menos 5 minutos, mexendo de vez em quando. Assim que retirar do fogo, passe a mistura no coador (ela ainda vai estar líquida), conforme for esfriando ela vai tomando uma consistência mais parecida com um gel, bem parecida com uma clara de ovo. 
Lembrando que não pode usá-la o cabelo quente e não é indicado acelerar o processo de resfriamento na geladeira/freezer. Deixe ela esfriar naturalmente.

Como usar?

Não existe um jeito certo de usar o gel, cada um usa do jeito que se dá melhor, pode ser puro, misturado com cremes ou ainda com receitas que ajudam a potencializar mais o resultado final. Para dar um ajuda, fica aí algumas dicas de receitinhas:
Gel de linhaça + Yamasterol
Depois do gel pronto (e frio), misture-o com yamasterol e use após a aplicação do shampoo. Deixe agir na touca plástica por 15 minutos, enxágue e use condicionador para finalizar.

Gel de linhaça + Óleo 100% natural
Lembrando que o óleo natural pode ser o de sua preferência, pode ser azeite extra virgem, óleo de coco, amêndoa, rícino, semente de uva, etc.
A dica é acrescentá-lo quando ainda estiver preparando o gel, assim que começar a ferver acrescente o óleo. Prossiga a receita como a “pura”, coe depois de pronto e deixe esfriar. Use-o puro ou misturado com creme de sua preferência.
Gel de linhaça + Glicerina vegetal
Acrescente a glicerina logo depois que apagar o fogo no momento do preparo do gel, mexa bem. Coe depois de pronto e deixe esfriar. Use-o puro ou misturado com creme de sua preferência.
A dica é não armazenar o gel por muito tempo, eu costumo preparar apenas a quantidade que vou usar no dia. Já usou?! Conta aí pra mim o que achou! 🙂
compartilhe com os amigos COMENTE!

  • Coisas estranhas!
  • Pra que serve?! #3
  • #ProdutoDosSonhos: Um dia na fábrica e mão na massa! (2/3)
  • Deixe seu comentário

    Deixe seu comentário

    Comente pelo facebook:
    Comente pelo Blog: