22 de julho de 2016

Antigamente, a iluminação da casa era feita só com a luz do teto, no máximo tinha um lustre nas casas com mais dinheiro e um abajur na mesinha de canto para aquela iluminação indireta, ótima para assistir televisão. Hoje em dia, as luminárias se tornaram objetos de decoração, em alguns modelos arrisco até dizer que elas são mais usadas como decoração do que para iluminação.
Atualmente, as luminárias se transformaram em um objeto de desejo dos apaixonados por decoração e por isso, existem vários tipos de luminárias e também de lâmpadas para serem usadas em todos os ambientes da casa, algumas lâmpadas deixam o ambiente com ar mais moderno e outras mais aconchegante.
Como sempre falam da minha luminária de cupcake que aparecem nos vídeos, resolvi separar 3 tipos de luminária que servem para as duas coisas, iluminação e decoração!

luminarias1

As luminárias com letras e símbolos, começou a aparecer nas inspirações do Pinterest e rapidamente lojas e artesãos começaram a criar as suas próprias para serem vendidas por aqui também. Elas são ótimas porque iluminam tanto quanto decoram, são totalmente adaptáveis ao estilo do ambiente, pois além da cor, também é possível ter mais ou menos lâmpadas e também o tamanho da letra, que podem ser grandes ou pequenas. Elas podem ser usadas apoiadas em móveis, presas na parede ou ainda colocadas no chão mesmo, formando palavras inteiras ou apenas iniciais. São ótimas porque conseguem manter o ambiente divertido e ainda consegue trazer um toque retrô também!
Elas costumam ter um preço mais elevado do que luminárias mais simples, mas, como quase tudo nessa vida, sempre conseguimos um jeitinho de faze-las em casa gastando bem menos e na internet já existem diversos tutoriais que ensinam como fazer a luminária de letra.

luminarias2

A iluminação com neon é uma daquelas que eu digo que mais decora do que ilumina. Claro que dependendo do tamanho e do estilo, ela ilumina sim, mas quase sempre a função principal desse tipo de luminária, é a decoração. Assim como as letras, os letreiros em neon também são totalmente customizáveis, desde o tamanho, cor e o que será escrito, por isso, fica fácil adaptá-lo a qualquer ambiente da casa. Uma palavra, frase inspiradora ou mesmo símbolos, tem sido muito usados nesse estilo de luminária, que funciona bem em qualquer ambiente, até mesmo na cozinha!
Essa é uma luminária que também tem um preço pouco mais elevado, mas, são fáceis de serem feitos em casa e na internet, também estão disponíveis diversos tutoriais ensinando a fazer.

luminarias3

Os pendentes são a melhor opção para quem precisa da luz direcionada em um ponto, por isso, eles são comumente usados acima de mesas de jantar, próximos a cabeceira de camas ou ainda nas bancadas de cozinha estilo americano. A função do pendente não é iluminar o ambiente inteiro, mas sim o ponto onde você precisa de uma iluminação mais direta. O que eu gosto muito na iluminação usando pendentes, é a opção de conseguir usar um só ou ainda misturar vários iguais ou para quem é ousado e gosta, vários formatos e cores diferentes, formando quase um lustre.
Esse é um tipo de iluminação que você consegue encontrar de vários modelos e preços, a instalação é um pouco mais difícil do que os dois anteriores, pois é preciso saber mexer na parte elétrica e dependendo do peso do pendente, ele precisa ser fixado no teto.

E aí, agora fica até mais difícil escolher qual iluminação usar né?! Eu confesso que ando apaixonada por essas três e arrumando onde coloca-las aqui em casa, porque são lindas demais para escolher uma só!

compartilhe com os amigos COMENTE!

  • Três jeitos de fazer sua própria cabeceira!
  • Decoração rápida e fácil para o Ano Novo!
  • Carrinhos na decoração!
  • Deixe seu comentário